domingo, 29 de abril de 2012

Cadernos de educação Popular 1 - Explorados e Exploradores



Neste texto procuramos explicar porque é que sendo os trabalhadores que extraem as riquezas à natureza e produzem novas riquezas, são os que estão em piores condições na sociedade. Para responder a esta pergunta tivemos primeiro que estudar os diversos elementos do processo de produção: matéria-prima, instrumentos de produção, meios de produção, força de trabalho. Estudados estes elementos, assinalamos que, sendo os instrumentos de produção as condições materiais indispensáveis para todo o processo de produção, os seus detentores, podem impor aos trabalhadores, que não os possuem, condições de trabalho que lhes permitem apropriar-se duma parte do trabalho alheio: é assim que nascem as relações de exploração. O processo de trabalho é portanto um processo histórico que se desenrola sob determinadas relações sociais de produção. Estas tendem a reproduzir-se e na sua reprodução intervêm os elementos jurídico-político e ideológicos que são controlados por quem detém o poder econômico.

Esta análise levou-nos a definir sociedade duma forma científica mediante o conceito do modo de produção. Este conceito resume duma forma clara o fato das relações de produção serem o centro organizador de todos os aspectos da sociedade. O modo de produção é composto por uma infra e por uma superestrutura, sendo a infraestrutura que determina em última instância a superestrutura. Finalmente distinguimos o conceito de modo de produção do conceito de formação social, que se refere a uma sociedade historicamente determinada. Acabamos insistindo em que a luta contra a exploração econômica, para ser bem sucedida, deve destruir os aparelhos através dos quais se exerce o poder político e ideológico das classes exploradoras. Concluímos que nesta luta as classes dominantes nunca renunciarão de forma voluntária aos seus privilégios e por isso os trabalhadores devem preparar-se para uma longa batalha utilizando todas as formas de luta que sejam necessárias para destruir definitivamente a exploração.


Do que dissemos anteriormente vemos que este caderno se limita a fornecer os conceitos mais importantes para o estudo da sociedade, sem entrar no entanto no estudo das contradições que explicam a razão da mudança da sociedade de um tipo para outro. Este tema será desenvolvido no caderno n. 6 "Capitalismo e Socialismo".

Baixar documento (Hotfile)
Baixar documento  (4shared)

Cadernos de formação popular 1 - Explorados e Exploradores
Postar um comentário

Documentários e Vídeos

Intelectual da Ucrânia fala sobre as "repressões de Stalin"  ¡Stalin de acero, conciencia del obrero! O nome da Rússia: Stalin, por Valentin Varennikov 

Postagens populares